terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Lluís Llach será nomeado «filho adoptivo» de Gasteiz

Este ano assinala-se o 40.º aniversário do «massacre» ou da «matança» de Gasteiz, levado a cabo pela Polícia espanhola a 3 de Março de 1976. Os trabalhadores mortos e a repressão que sofreram foram imortalizados pelo músico catalão Lluís Llach no tema «Campanades a Morts» e, para lhe agradecer, na sexta-feira, 22, um grupo de gasteiztarras propôs ao município que Llach fosse homenageado. O presidente da Câmara disse que o catalão seria nomeado «filho adoptivo» da cidade.

Para além disso, nas próximas semanas terá início a instalação de uma exposição artística que tem como propósito recordar o que se passou a 3 de de Março de 1976. Nesse dia, um grupo de trabalhadores em greve estava reunido em assembleia na igreja do bairro de Zaramaga quando a Polícia Armada Espanhola os atacou, lançando gás lacrimogéneo para dentro da igreja e, depois, disparando fogo real sobre eles. Cinco trabalhadores foram mortos e cerca de cem ficaram feridos.

Lluís Llach - «Campanades a Morts»O tema «Campanades a Morts» interpretado por Lluís Llach, em Gasteiz, acompanhado pela Orquestra Sinfónica de Gasteiz e o Orfeão Donostiarra, em 2006, no 30.º aniversário da «matança». / Ver: argia e gasteizhoy.com