sábado, 30 de janeiro de 2016

Milhares manifestaram-se em Sestao e Iruñea em defesa dos postos de trabalho

Ao fim da manhã, milhares de pessoas manifestaram-se nas ruas de Sestao (Bizkaia) em protesto contra a ameaça de encerramento da fábrica da Arcelor Mittal, em defesa da re-industralização da comarca de Ezkerraldea, gravemente afectada por planos de reconversão e privatizações, e em defesa de emprego com direitos. À tarde, foram também milhares os que se manifestaram na capital navarra em defesa do emprego, face à ameaça de despedimento de 250 trabalhadores na fábrica que a multinacional TRW tem em Landaben.

Na grande manifestação que atravessou o centro de Sestao, foi patente a preocupação com o futuro dos 600 trabalhadores da Arcelor. Mais grave ainda é a situação dos/as trabalhadores/as subcontratados/as, que vão ficar sem qualquer cobertura da empresa; por isso, exigiu-se que tenham voz numa mesa negocial.

Denunciando a exploração dos trabalhadores subcontratados, que «existem para dar lucros obscenos às grandes empresas», os operários exigiram também às instituições que assumam as suas responsabilidades, nomeadamente fazendo com que a multinacional assuma, «sem chantagens», os compromissos firmados e não desvie a produção para outro local.

Milhares com os trabalhadores da TRW
A grande manifestação de Iruñea foi uma expressão clara de repúdio pelo despedimento colectivo de 250 dos 620 trabalhadores na fábrica de Landaben, anunciado pela multinacional do ramo automóvel TRW, e da defesa do emprego com direitos numa Nafarroa onde o desenvolvimento também passa pela sector da Indústria.

Apoiados por milhares de pessoas nas ruas, os trabalhadores em luta contaram ainda com o apoio de sindicatos, de organizações representativas dos trabalhadores de inúmeras empresas, de cerca de uma centena de municípios navarros e dos partidos representados no Parlamento de Nafarroa. / Ver: herrikolore [com vídeo], Berria e Twitter