Plataformas anti-despejos, diversas associações, partidos políticos, representantes municipais e forais, e dezenas de moradores do bairro da Txantrea, na capital navarra, expressaram o seu apoio a Patxi e Idoia, um casal que pode ser posto na rua se o BBVA não negociar com eles o que devem ao banco. Por agora, a acção de despejo foi travada, tal como anunciado por Joxe Abaurrea, vereador da CM de Iruñea.
O despejo era para ter lugar às 9h00, mas às 9h30 foi divulgado o acordo que o suspendia, por agora. O advogado Angel Luis Fortun reforçou esta ideia: o despejo foi cancelado «por agora», mas não se sabe o que o banco irá fazer «daqui em diante». Patxi revelou estar disposto a pagar a dívida ao banco, mas tal não é possível se o BBVA se recusar a negociar.
Para além da população que se juntou na Arguedas kalea para apoiar o casal em risco de perder a casa, estiveram no local vários representantes políticos, como o presidente da Câmara Municipal de Iruñea, Joseba Asiron, e a presidente do Parlamento navarro, Ainhoa Aznarez.
Travado um despejo na Txantrea [ahotsa]Ver: argia, ahotsa.info e ekinklik.org