domingo, 24 de janeiro de 2016

Comunidade de municípios de língua basca quer acabar o ano com mais de 80 membros

A Mancomunidade de Municípios de Língua Basca [Udalerri Euskaldunen Mankomunitatea (UEMA)] faz este ano um quarto de século, um marco «para consolidar a organização», sublinhou-se ontem na assembleia-geral realizada em Zarautz (Gipuzkoa). Ali, foi aprovada a integração de um novo município - Ea (Bizkaia) - e afirmou-se que, até ao fim do ano, mais de 80 municípios farão parte da UEMA.

Na assembleia-geral, em que participaram os 73 membros que integram a organização e que decorreu no Polidesportivo Municipal Aritzbatalde, em Zarautz, foram traçadas as linhas de trabalho e os objectivos para o próximo quadriénio, sem esquecer que, em 2016, a UEMA faz 25 anos.

A este propósito, o presidente da instituição, Josu Labaka, afirmou que serão desenvolvidas diversas iniciativas ao longo do ano, mas destacou um dia em especial: 28 de Maio, Dia dos Municípios Euskaldunes [de língua basca].

Recorde-se que a UEMA é composta por municípios onde mais de 70% dos habitantes sabem euskara. Foi em 1991 que 17 municípios se juntaram para formar a mancomunidade e defender o direito a viver plenamente em euskara. Desde então, a organização não parou de crescer e de dar força à língua basca, apesar de todas as dificuldades a que teve e tem de fazer frente. / Ver: naiz e uema.eus