segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Amigo da presa Olga Comes teve acidente a caminho da cadeia de León

Segundo referiu a Etxerat, o primeiro acidente de viação do ano provocado pela política de dispersão envolveu um amigo da presa política Olga Comes, quando a ia visitar à cadeia de Mansilla (León). O sinistro ocorreu entre Nafarroa e a Rioja, no domingo de madrugada. A viatura onde seguia o amigo da presa foi abalroada por outra que seguia a grande velocidade.

Depois da chegada da Polícia e dos Bombeiros, o amigo de Comes foi levado para o Hospital de Lizarra (Nafarroa), apresentando vários hematomas e ferimentos. Como consequência, perdeu a visita, que era às 9h00.

Para a associação de familiares e amigos dos presos políticos bascos, a dispersão representa uma «roleta russa»: «a apenas 24 dias do começo do novo ano, este é o primeiro acidente provocado pela política de dispersão, pelo qual são responsáveis, de uma ou outra forma, todos aqueles que sustentam esta política de excepção», acrescentou.

A Etxerat afirma que a dispersão é um «ataque gravíssimo» aos direitos humanos e recorda que 16 familiares de presos perderam a vida na estrada e centenas se viram envolvidos em acidentes nas longas deslocações às cadeias. «Com a actual política prisional querem fazer-nos mal e causar-nos sofrimento, e conseguem-no», afirma a associação numa nota. / Ver: argia e etxerat