Esta sexta-feira, dia 3, terá lugar no Palácio Condestável da capital navarra, às 19h00, a primeira apresentação do debate com vista à construção da Herritar Batasuna [Unidade Popular]. A primeira parte será em euskara e, a partir das 20h00, os trabalhos prosseguem em castelhano.
De acordo com a nota divulgada pela Herritar Batasuna, dois militantes irão apresentar, em nome da Assembleia de Iruñerria [Comarca de Pamplona], o texto que serve de base à discussão, seguindo-se um «amplo debate» - até às 21h00 no Palacio Condestable e, depois, nos bares e restaurantes próximos ou mesmo nas ruas e praças adjacentes, se fizer bom tempo.
Pode-se aceder ao texto que será apresentado para estudo e debate nos seguintes endereços electrónicos:
- https://herritarbatasuna.wordpress.com/
- http://eh.lahaine.org/nace-una-nueva-unidad-popular
- http://www.euskoekintza.eu/herritar-batasunaren-sorrera-agiria/
- http://www.ehk.eus/index.php/es/mas/euskal-herria/443-construccion-nacional-cast/4296-herritar-batasuna-unidad-popular-documento-sometido-a-debate
A nota destaca o facto de esta primeira apresentação ter lugar numa data e num espaço «altamente simbólicos»: 3 de Março - dia da classe trabalhadora basca - e Palácio Condestável de Iruñea.
O texto sublinha ainda algumas das características e ideias que marcam a identidade da Herritar Batasuna. / Mais info: lahaine.org