quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Extrema-direita pede proibição da manifestação de sexta-feira, em Bilbau, enquanto um numeroso grupo de cidadãos adere à convocatória

Informa a Sare Antifaxista que a plataforma de extrema-direita Dignidad y Justicia solicitou à Audiência Nacional espanhola que proíba a marcha convocada para a próxima sexta-feira em Bilbau, que coincide com o «dia grande» da Aste Nagusia e que tem por lema «Salbuespen egoerari stop. Euskal Herriak autodeterminazioa» [Stop ao estado de excepção. Autodeterminação para Euskal Herria], porque “atenta contra a Constituição espanhola e os interesses gerais do Estado espanhol”. Pedem ainda ao tribunal que solicite relatórios sobre a convocatória à Unidad Central de Inteligencia (UCI) e ao Servicio de Información da Guarda Civil.

Fonte: SareAntifaxista

Numa conferência de imprensa concedida ontem em Bilbau, vários cidadãos da capital biscainha apelaram à participação na manifestação referida, estando presentes numerosos elementos das konpartsak, a título pessoal, bem como o ex-mahaikide [porta-voz] do HB Tasio Erkizia, a advogada Arantza Zulueta e a representante independentista Arantza Urkaregi. Intervieram na ocasião Iker Uriguen e Euri Albizu, que procederam à leitura de um comunicado em que explicavam as razões da sua adesão.
Como membros de uma “sociedade civil que vê com suma preocupação a cada vez maior ausência absoluta de liberdades civis e democráticas”, criticaram o actual posicionamento do PSOE, que, na sua perspectiva, “faz pequeno o PP de Aznar”.

Últimas notícias
A Ertzaintza remeteu à Audiência Nacional um relatório com os dados relativos à convocatória. Já o Departamento do Interior de Lakua recordou que a manifestação se celebrou em anos anteriores sem que os juízes tivessem ordenado em “nenhuma das ocasiões medidas restritivas”. Mesmo assim, a plataforma Dignidad y Justicia pediu ao juiz Garzón “que se proíba esta manifestação”.

Ibai BARRIOS

Fonte: Gara