sábado, 9 de agosto de 2008

Localizam três artefactos explosivos, em Arrangoitze e na linha ferroviária


A polícia francesa desactivou ontem de manhã três artefactos explosivos “artesanais e de fraca potência” no município de Arrangoitze (Lapurdi) e no troço ferroviário entre Ondres (Landas) e Bokale, na sequência de um chamada anónima que alertou de madrugada os Bombeiros de Pau para a colocação de cinco bombas em cinco pontos distintos de Lapurdi e Nafarroa Beherea [dois dos territórios de Iparralde ou País Basco Norte]. Depois da chamada de aviso, que se realizou pouco depois das 4h da madrugada, a polícia francesa procedeu, a meio da noite, à evacuação de mais de 1200 veraneantes.

O albergue Ostape de Bidarrai, o casino de Biarritz, o centro de férias que a cadeia VVF possui em Angelu, outro centro de férias de Arrangoitze e o troço da linha ferroviária que une o município de Ondres (Landas) e o de Bokale (Lapurdi) foram os lugares a que o comunicante anónimo se referiu na chamada como sendo aqueles em que tinham sido colocados cinco artefactos explosivos.

Se, ao início da manhã, as emissoras de rádio falavam sobre a colocação de cinco bombas em Ipar Euskal Herria e nas Landas, posteriormente a versão oficial indicou que foram apenas três os artefactos encontrados.

A colónia de férias Pierre et Vacances de Arrangoitze foi o primeiro lugar onde a polícia encontrou um artefacto ainda sem explodir. No mesmo município, foi também desactivado o segundo, que estava colocado junto ao posto de turismo.
O terceiro foi encontrado na linha férrea entre Ondres e Bokale. Em consequência do explosivo localizado nesse acesso ferroviário a Baiona, o serviço de comboios sofreu fortes perturbações. Passadas as 10h, diversos testemunhos realçavam que os controles policiais na estação da capital de Lapurdi se mantinham apertados.
Fonte: Gara