terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

64 personalidades catalãs pedem que sejam respeitados os direitos dos presos bascos


Sete anos depois de que 75 entidades catalãs tornassem público o «Manifiesto de la Virreina», 64 personalidades de diversos âmbitos da Catalunya constatam a vigência daquelas demandas não cumpridas e subscrevem o texto perante o novo «cenário que se vislumbra» em Euskal Herria.
Os signatários reclamam o fim da política penitenciária aplicada aos prisioneiros bascos, a libertação dos presos doentes, a revisão e reforma «da chamada 'doutrina Parot'», o «respeito escrupuloso, legalmente previsto, dos direitos que assistem a qualquer pessoa privada de liberdade: à saúde, à integridade física e psíquica, à educação, à intimidade e a relacionar-se com o seu meio familiar e social sem dificuldades acrescidas nem violações de nenhum género».
Manifesto
Notícia completa: Gara

Familiares de detidos dão início aos seus protestos em frente à sede do PSN em Iruñea
Familiares de detidos e torturados de Nafarroa, bem como de jovens que se encontram nas denominadas «listas negras», concentraram-se ontem às 20h00 em frente à sede do PSN em Iruñea para denunciar a responsabilidade deste partido nesta situação.
«O Governo é o máximo responsável pela detenção e tortura dos nossos filhos, por isso vamos até às portas da sua sede», explicaram na semana passada os convocantes.
Estas concentrações vão-se repetir no mesmo local todas as segundas-feiras à mesma hora. Na de ontem participaram cerca de 150 pessoas, na sua maioria familiares e amigos de detidos, que permaneceram durante meia hora em frente à sede do PSN no Sarasate Pasealeku, que esteve custodiada durante esse tempo pela Polícia espanhola.
A concentração foi silenciosa e os participantes não fizeram declarações, tendo-se limitado a mostrar uma faixa em que se lia «Dejad en paz a nuestros hijos. Utzi pakean». I.V.
Fonte: Gara
Solidariedade: as fotos dos presos políticos bascos vieram para a rua em muitos pontos do Mundo
Nesta foto, membros do Sinn Fein atrás de uma faixa. As fotos todas das iniciativas das últimas semanas podem ser vistas aqui.
Fonte: askatu.org

Aplicam a doutrina do Supremo ao preso político de Intxaurrondo Antton Troitiño
Troitiño encontra-se há 24 anos na prisão e devia ter saído no dia 4 de Janeiro deste ano. Agora, com a aplicação da sentença 197/2006 do Supremo Tribunal, a Audiência Nacional espanhola aumentou-lhe a pena em mais seis anos, pelo que só poderá sair em liberdade em 2017, tendo de cumprir uma pena de 30 anos.
Fonte: etxerat.info

Homenagem sentida ao ex-preso Haritz Petralanda em Zamudio
Saiu em liberdade a 15 de Janeiro, depois de pagar uma fiança de 30 000 euros. Tinha sido detido em Novembro de 2009 no âmbito da operação policial contra a juventude independentista e posteriormente encarcerado, conhecendo a realidade da dispersão por diversas prisões espanholas. No sábado, habitantes de Zamudio (Bizkaia) quiseram dar-lhe o ongi etorri, no qual participaram bertsolaris, músicos e txalapartaris, entre outros.
Fonte: askatu.org

Recital solidário de bertsos em Pausu
Irá decorrer na próxima sexta-feira, na Xaia ostatua, em Pausu (Lapurdi), e terá como participantes Lizaso, Egaña, Colina e Barroso. O dinheiro recolhido destinar-se-á a minorar os gastos decorrentes das prisões políticas.
Fonte: askatu.org