quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Reparação às vítimas da violência estatal: consenso no Parlamento de Gasteiz, sem o PP

PNV, PSE, Aralar, EA e EB vão subscrever conjuntamente uma proposta sobre vítimas da violência estatal que reconhece a existência de «violações de direitos humanos e sofrimentos injustos gerados num contexto de motivação política e até agora não reconhecidos nem reparados». Até à data, o Parlamento de Gasteiz apenas tinha tomado medidas em relação «às vítimas do terrorismo», mas nesta proposta reconhece-se que «não foram as únicas.»
De acordo com um relatório antes elaborado, esta acção destina-se a vítimas de agentes do Estado que agiram com abuso de poder ou que ultrapassaram as suas funções e às de organizações e grupos parapoliciais. Considera-se que essas acções tiveram um certo grau de organização e intento de influir na sociedade ou na política, e que as vítimas foram escolhidas por motivos políticos ou ideológicos ou para amedrontar e causar terror na população.
Os grupos signatários anunciam que querem «começar um caminho que reconheça o sucedido e que procure reparar o humanamente reparável. Com atraso, sim, mas com convicção, gostaríamos de o fazer, juntos, todos os grupos políticos representados nesta Câmara». PSE, PNV, EA, Aralar e EB manifestam na proposta a intenção de superar os obstáculos com que depararem no caminho e de procurar as fórmulas para «evitar bloqueios interessados que pretendam escudar-se no mencionado bloqueio» com o intuito de não avançar. [Na sequência, os entraves colocados pelo PP.] Iñaki IRIONDO / Notícia completa: Gara / Proposta avançada, em Gara

Na sexta-feira, manifestação em Barañain
Foi convocada para esta sexta-feira, dia 18, uma manifestação em Barañain (Nafarroa), para denunciar a operação de Janeiro último, levada a cabo pela Guarda Civil e pela Polícia espanhola às ordens de Grande-Marlaska, e para pedir uma solução democrática para o conflito político. Aderiram a esta iniciativa o EA, a Ezker Abertzalea e o Aralar de Barañain, dez colectivos, vinte estabelecimentos comerciais e pessoas a título individual. A mobilização partirá às 18h30 da Praça Gaztainondo.
Fonte: ateakireki.com e ateakireki.com