quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Representantes internacionais acompanham o Sortu no registo dos seus estatutos e na sua apresentação em Madrid

Uma delegação do Sortu, acompanhada pelo presidente da Associação Europeia de Advogados para a Democracia e os Direitos Humanos, Bill Bowring, e o dirigente do Sinn Féin Alex Maskey, registou os estatutos da nova força independentista em Madrid. Posteriormente, apresentaram a nova força à imprensa internacional.

Estatutos do Sortu (pdf)

Cinco dos promotores do Sortu entraram no Registo de Partidos Políticos do Ministério do Interior espanhol para registar os estatutos do novo partido, já passava das 11h00.

A delegação, encabeçada por Iñaki Zabaleta e Maider Etxeberria, contou com o apoio do presidente dos Advogados Europeus para a Democracia e os Direitos Humanos, Bill Bowring, e o dirigente do Sinn Féin Alex Maskey.

Havia grande expectativa mediática, com 20 câmaras a aguardar a chegada da delegação basca desde as 09h00. A delegação posou para a imprensa à entrada do Ministério a pedido dos jornalistas.

Após o registo, os promotores apresentaram o Sortu aos meios de comunicação internacionais num acto que decorreu no Club de Amigos da UNESCO.

Zabaleta voltou a afirmar que o novo partido tem como objectivo a constituição de um Estado basco no âmbito europeu e, para isso, esperam contar com o apoio dos cidadãos que fazem parte da esquerda abertzale e alcançar uma aliança com outras forças políticas e sociais.

Alex Maskey, por seu lado, considerou que se trata de um passo-chave e pediu ao Governo espanhol que aproveite a oportunidade criada. Para além disso, manifestou a sua solidariedade a «todas as pessoas que procuram uma solução para este conflito».
Fonte: Gara

«Goirizelaia: "A apresentação do Sortu altera o mapa político"»