quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

A sede e uma taberna da AEK em Baiona foram atacadas


Lançaram tinta branca a ambos os estabelecimentos, na noite de segunda para terça-feira, na Rua Marengo, no bairro de Baiona Ttipia.
Desconhecidos lançaram tinta branca para a fachada do edifício onde fica a AEK em Baiona, bem como a sua taberna Kalostrape (que é um bar-restaurante e espaço de animação cultural). A sede da AEK fica por cima da taberna, na Marengo karrika, mas não tem acesso pela rua, apenas por um pátio interior. A AEK já apresentou queixa na Polícia.
Não é a primeira vez que a Coordenadora de Euskaldunização e Alfabetização em Baiona é alvo de ataques.
Fonte: Berria e kazeta.info

Ver também: «AEK et un bar basque visés par des actes de "vandalisme"» (SareAntifaxista)

Prosseguem as mobilizações e encontros de apoio aos 8 jovens encerrados em Izpura
Os oito jovens independentistas que, desde segunda-feira, se encontram encerrados na localidade baixo-navarra de Izpura estão a ser alvo de um apoio constante. Depois da massiva conferência de imprensa de segunda-feira em Izpura, cerca de 140 pessoas participaram nessa mesma noite numa concentração em seu apoio. Ontem à tarde, 107 pessoas concentraram-se em Donibane Garazi.
Entretanto, no campus da UPV de Gasteiz anunciaram novas mobilizações de apoio aos oito jovens, sendo que dois deles são da capital alavesa e um outro ali estudava.
Assim, hoje e amanhã darão conferências de imprensa - que hoje se repetirão em Donostia e Zumaia (Gipuzkoa) -, e a partir de hoje haverá concentrações diárias em frente à sede do PSE em Gasteiz. Actos de apoio a estes jovens perseguidos pela sua militância política e contra o mandado europeu de detenção. Com esse discurso, a EH Bai emitiu ontem uma nota de apoio aos jovens, com quem se reunirá amanhã.
Fonte: Gara

«Uma iniciativa colectiva que cristaliza a tomada de consciência da violação de direitos», de Arantxa MANTEROLA (Gara)
«- Espainolak dittuxu?» «- Ez, euskaldunak dittuxu.»

Ongi etorri, Eñaut!

Boas-vindas a Eñaut Aiartzaguena em Iurreta (Durangaldea, Bizkaia). Eñaut saiu recentemente da prisão de Navalcarnero, depois de pagar uma fiança no valor de 50 000 euros. Foi detido no âmbito da grande operação contra a juventude independentista decretada pelo juiz Grande-Marlaska e levada a cabo pela Polícia espanhola e pela Guarda Civil, em a 24 Novembro de 2009, que conduziu à detenção de mais de 35 jovens bascos - muitos dos quais viriam depois a afirmar ter sofrido maus tratos e tortura durante o período em que permaneceram incomunicáveis. [Etxean nahi ditugulako...]

Um carcereiro não pode ter contacto com os presos bascos em Fleury
De acordo com o Movimento pró-Amnistia, o funcionário que não atendeu a mãe de um preso basco que sofreu um ataque de ansiedade naquela prisão, no dia 15 de Janeiro deste ano, não poderá, a partir de agora, ter contacto com os presos bascos ali encarcerados, por decisão da direcção da prisão.
Em virtude do acordo a que chegaram com a direcção de Fleury (perto de Paris), os presos políticos bascos puseram fim ao protesto que tinham empreendido.
O Movimento pró-Amnistia também fez saber que os presos políticos bascos Joseba Fernandez e Mikel Karrera, encarcerados em Poitiers, estiveram na solitária entre os dias 10 e 15 de Fevereiro por terem realizado um protesto no pátio.
Fonte: Berria, askatu.org e askatu.org