domingo, 13 de fevereiro de 2011

A cultura e o desporto mobilizam-se contra os mandados europeus de detenção

O repúdio pela aplicação do mandados europeus de captura «continua a conquistar cada vez mais sectores, tanto no Estado francês como em Ipar Euskal Herria», segundo afirmaram representantes do colectivo contra o mandado de detenção europeu numa conferência de imprensa em Baiona.
Prova disto é a participação de um grande número de personalidades do mundo da cultura e do desporto em diversas iniciativas contra o mandado europeu, nomeadamente num kantaldi que se realizará no dia 26 no polidesportivo de Kanbo (Lapurdi). Quem ali se dirigir poderá ouvir Etxamendi e Larralde, Pantxoa eta Peio, Jean-Michel Bedaxagar, Eneko Lebegerie e Erramun Martikorena, entre outros.
Também se ficou a saber que no dia 5 de Março se realizará uma corrente humana em Baiona.
Personalidades do mundo da cultura e do desporto participam no vídeo que foi feito para incitar os cidadãos a participar nestas mobilizações. (Gara) / Notícia mais desenvolvida: Gara

As mobilizações pelos direitos dos presos salpicam o mapa de Euskal Herria
A solidariedade com os presos políticos bascos e a exigência de respeito pelos direitos deste colectivo deu lugar a novas mobilizações em diversos municípios de Euskal Herria nas últimas 48 horas. Na quinta-feira ao fim da tarde sucederam as expressões de apoio aos prisioneiros políticos bascos em municípios como Eibar, onde 90 pessoas participaram numa concentração. Também houve actos de protesto nos bairros iruindarras de Arrosadia (25 pessoas), Donibane (50), Iturrama (75) e Txantrea (62), enquanto em Bakio 45 pessoas se mobilizaram contra os mandados europeus.
No que diz respeito aos actos realizados na sexta-feira ao fim da tarde para denunciar a aplicação da política penitenciária e a violação de direitos que isso implica, em Bilbo juntaram-se cerca de 220 pessoas no encontro semanal em frente à Sabin Etxea. Em Iruñea, um grupo de 360 pessoas participou numa concentração, tal como em Ondarroa, onde se concentraram 213 pessoas.
Para além disso, em Lizartza 55 pessoas participaram numa manifestação pelo centro da localidade, 51 pessoas mobilizaram-se em Getaria, 25 em Antzuola, 30 em Berriz, 52 em Lizarra, 23 em Zegama, 19 em Mundaka, 36 em Ugao, 75 em Lazkao, 21 em Legorreta, 81 em Aulesti, 55 em Andoain, 60 em Galdakao e 81 em Aulesti.
Em Agurain, 32 pessoas participaram na concentração, 47 em Barañain, 120 em Donostia, 38 em Lezo, 73 em Etxarri, 30 em Zizur, 20 em Bera, 80 em Urretxu-Zumarraga, 233 em Orereta, 50 em Berriozar, 484 em Gasteiz, 109 em Lekeitio, 45 em Amurrio, 22 em Itsasondo, 22 em Baztan, 64 em Bergara, 225 em Zarautz, 45 em Deba, 63 em Soraluze, 51 em Arbizu, 54 em Elgoibar, 300 em Santutxu (Bilbo) e 8 em Gatika.
Fonte: Gara

A AN indefere o recurso de dez arguidos no processo contra o Batasuna
A Audiência Nacional espanhola rejeitou na sexta-feira o recurso de dez dos 40 militantes abertzales indiciados no sumário 35/02 que o juiz Baltasar abriu em 2002 contra o Batasuna e no qual a Procuradoria pede 372 anos prisão.
Adolfo Araiz, Karlos Rodríguez, Mikel Arregi, Juanpe Plaza, Floren Aoiz, José Luis Elkoro, Karmelo Landa, Josu Iraeta, Santi Hernando e Jose Antonio Egido, para quem pedem penas entre oito e doze anos de prisão, viram assim indeferido o recurso que interpuseram.
Este processo arrancou com a detenção de onze pessoas, entre as quais se encontravam Jon Gorrotxategi e Rufi Etxeberria. O juiz Baltasar - Garzón - ordenou posteriormente o embargo de 75 herriko tabernas e a sua administração judicial.
Fonte: Gara