terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Apresenta-se o Sortu, força que procura constituir um Estado basco no contexto europeu


O Sortu apresentou-se hoje à sociedade como um partido com claras marcas de identidade: é uma força independentista que quer constituir um Estado basco no âmbito europeu e quer contribuir para o novo ciclo político iniciado em Euskal Herria. Os seus promotores sublinharam que tem de ser um partido legal porque cumpre com os requisitos legais requeridos.

María Jesús Velez, trabalhadora social; Xabier Artola, professor da UPV; Raquel Jausoro, trabalhadora; José Mari Compains, advogado; Karmele Agirregabiria, directora de um euskaltegi municipal; Iñaki Zabaleta, catedrático da UPV; Maider Etxebarria, doutora em Geologia; Edu Brugos, sindicalista; Ester Hernandorena, professora; Sonia Respaldiza, administrativa, são os promotores do Sortu, a nova força da esquerda abertzale que hoje apresentaram numa conferência de imprensa em Bilbo e cujos princípios e estatutos foram ontem dados a conhecer.

O Sortu manifestou o seu compromisso com o euskara, a cultura basca, a multiculturalismo e o multilinguismo, aposta numa mudança política, económica e social «autêntica», afastada das políticas neoliberais, mostra-se implicado na luta contra a corrupção e o clientelismo, apostando claramente na participação dos cidadãos, bem como na igualdade e nos jovens.

Para tal, irão procurar alianças alargadas com vista ao soberanismo e à independência.

Os seus promotores anunciaram que, nas próximas semanas, irão iniciar o processo para desenvolver as estruturas do partido.
-
O novo partido irá registar-se amanhã mesmo em Madrid, no Ministério espanhol do Interior.
Depois disso, pelas 12h30, o Sortu será apresentado no Club de Amigos de la UNESCO, num acto que contará com a presença de Alex Maskey, do Sinn Féin.
Fonte: Gara

Vídeo: apresentação do Sortu (eus)

«A esquerda abertzale apresenta o Sortu no Parlamento Europeu»

«Gerry Adams afirma que "não há volta atrás"»

«López iniciará uma "ronda discreta"»

Sobre a apresentação dos estatutos do novo partido da esquerda abertzale, ontem em Bilbo

Vídeo da intervenção de Rufi Etxeberria

Vídeo da intervenção de Iñigo Iruin

«La izquierda abertzale no deja resquicios para la ilegalización», de Iñaki IRIONDO (Gara)
A esquerda abertzale fez uma aposta estratégica nas vias exclusivamente pacíficas e na acumulação de forças independentistas. Para a desenvolver necessita de um partido legal e, em consonância com a sua decisão histórica, redigiu uns estatutos que cumprem os requisitos que os tribunais espanhóis e europeus estabeleceram. O partido chamar-se-á Sortu, rompe com qualquer modelo organizativo anterior e rejeita toda a violência, também a da ETA.

«El reto de la legalización con iniciativa, fuerza y potencial» (editorial do Gara)

«Valoración de Boltxe Kolektiboa» (boltxe.info)

«España en cuarentena, los ojos del mundo miran atentamente», de Pedro Antonio HONRUBIA HURTADO (kaosenlared.net)

Mais notícias, análises, reacções em gara.net