segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Reclamam o fim da tortura no 30.º aniversário da morte de Arregi


Por ocasião do trigésimo aniversário da sua morte, dezenas de pessoas participaram em Zizurkil (Gipuzkoa) na cerimónia em memória de Joxe Arregi, morto em 1981 depois da sua passagem pela esquadra. Mobilizações em diversos pontos de Euskal Herria denunciaram a tortura.

«Acabaremos com a tortura, mas jamais a esqueceremos, porque as suas vítimas também têm nomes e apelidos», afirmaram no acto que decorreu em Zizurkil, na Praça Joxe Arregi.
Depois de recordar todos os cidadãos bascos que faleceram depois de passarem pelas esquadras, criticaram o facto de o Estado espanhol «continuar a recorrer à tortura».
Tal como em Zizurkil, as capitais de Hego Euskal Herria, assim como diversos municípios, foram palco de mobilizações de protesto contra esta prática. Por exemplo, em Portugalete 300 pessoas repudiaram a tortura; em Orereta 250 pessoas fizeram uma corrente humana no centro da localidade, mesmo tendo de suportar as «provocações» da Ertzaintza, segundo afirmaram os errenteriarras; em Getaria 45 pessoas juntaram-se numa concentração, 80 em Lesaka, 75 em Oñati, 60 em Soraluze e 63 Hondarribia. Em Lizarra, 50 pessoas participaram numa concentração e fizeram ainda uma representação sobre os métodos de tortura.
Fonte: Gara / Na foto, manifestação em Bilbo.

«Tortura desagerraraziko dugu, baina ez ditugu haren biktimak ahaztuko» (Gara) [Havemos de acabar com a tortura, mas não esqueceremos as suas vítimas], de Oihana LLORENTE

Concentração do Dia contra a Tortura em Iruñea (kaosenlared.net e ekinklik.org)

Torturaren aurkako eguna (13/02/2011)

Acção contra a tortura em Larrabasterra (Sopela, Bizkaia)
Fonte: sopela.net

«De Zizurkil a Gernika, memoria contra mentira» (editorial do Gara)