sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Semana de solidariedade, vendaval de solidariedade


A iniciativa internacionalista iniciou-se há quatro anos abarcando cinco países, onde se realizaram dez actos; no ano passado foram 18 os países onde a solidariedade com o povo basco se manifestou, abrangendo 80 actividades; e, ao chegarmos a 2011, o balanço geral é de 22 países e 150 actos. Ano após ano, a participação popular tem vindo a crescer, sendo que este ano mais de 5000 amigas/os de Euskal Herria participaram em debates, projecção de vídeos, exposições, concentrações e manifestações; não esquecendo que ainda falta realizar umas quantas iniciativas, como La Semana de Solidaridad, na Andaluzia, actos na Venezuela, no Uruguai e na Argentina, e a grande manifestação que terá lugar no próximo dia 26 de Fevereiro nas ruas de Milão, em Itália.

Também há que salientar o facto de, antes da V Semana de Solidariedade, os grupos de Amigos de Euskal Herria (Euskal Herriaren Lagunak), terem empreendido a campanha «Las fotos de los presos politicos a la calle», levando a 31 cidades do planeta as imagens dos perseguidos políticos: Milão, Berlim, Argentina, Roma, Londres, Uruguai, Breizh, Turim, México, Barcelona-Gracia, Florença, Lisboa, Escócia, Dublin, Derry bloody sunday, Madrid, Copenhaga, Friuli, Livorno, Pavia, Suíça, Barcelona-Sants, Lille, Noruega, Córsega-Toulon, Córsega-Ajaccio, Sinn Féin photo, Ográ Sinn Féin photo, Bolonha, Nápoles, Cork.

Os estados espanhol e francês, que oprimem e negam a existência de Euskal Herria, também tentam silenciar e impedir a solidariedade internacionalista. Querem fazer-nos crer que estamos sozinhos no mundo. Mas, ano após ano e semana após semana, cada vez são mais os grupos de Amigos/as de Euskal Herria, cada vez trabalham melhor, cada vez temos mais difusão, cada vez somos mais conhecidos.

Da mesma forma que os intermináveis golpes repressivos não conseguiram impedir que o conflito político basco fosse cada vez mais conhecido e estivesse presente na agenda política mundial, após a operação policial contra a Askapena a resposta solidária dos grupos de Amigos/as de Euskal Herria no mundo não fez mais que aumentar.

Alguns dados soltos a ter em conta: [dados relativos à Semana de Solidariedade]

Vigilância policial
Tal como em anos anteriores, a presença policial é um facto a denunciar, salientando-se a constante vigilância policial efectuada a membros da Ikasle Abertzaleak e da Askapena em Itália e nos Países Catalães. Temos ainda de denunciar o facto de nos estados espanhol e francês, em Itália e Portugal os amigos e as amigas de Euskal Herria terem sentido na própria pele a criminalização da solidariedade, e de sublinhar que a sua resposta consistiu em gerar mais espaços e ampliar o trabalho realizado. Por isso, queremos agradecer-lhes especialmente o esforço realizado.

Liberdade para Arturo eta Guido!
Estes dois amigos de Euskal Herria e organizadores das actividades a realizar na Semana de Solidariedade foram detidos a 7 de Fevereiro por tentarem parar um comboio carregado com resíduos nucleares altamente contaminantes na estação de Chiusa Condove del Val de Susa. O facto de continuarem em prisão preventiva foi denunciado, em Itália, como uma forma acrescida de vingança pelo seu carácter solidário e internacionalista.

Milano: «Tanti popoli un'unica lotta»
«Hamaika herri borroka bakarra!»
No dia 26 de Fevereiro terá lugar a manifestação anual «Tanti popoli un'unica lotta», sendo que os organizadores esperam ultrapassar o número de participantes na iniciativa em anos anteriores (à volta de 3000 pessoas). Nesta manifestação, irão participar representantes e simpatizantes do Curdistão, da Palestina, de Abya-Yala e de outros povos, embora a solidariedade com Euskal Herria assuma o protagonismo. O ano passado, foram exibidas, nesta iniciativa, 300 fotos de presos políticos bascos, e este ano estará presente uma representação variada de Euskal Herria: joaldunak, txalapartariak, representantes da Askapena, o grupo musical Hesian, aos quais se irão juntar dezenas de cidadãos bascos, bem como os membros dos grupos de Amigos e Amigas de Euskal Herria em Itália.
Este é, sem dúvida, o acto mais importante a nível da solidariedade internacional com Euskal Herria e, por isso mesmo, a Askapena irá fazer uma cobertura especial.
Notícia completa: askapena.org