quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Familiares de pessoas detidas entregam uma carta a Grande-Marlaska em Iruñea


Cerca de 50 pais e mães de pessoas detidas nos últimos anos, e familiares de pessoas que podem vir a ser detidas a qualquer momento em virtude da sua militância política, concentraram-se ontem em frente à Audiência Provincial de Nafarroa, pois o juiz Grande-Marlaska encontrava-se no local a dar uma conferência.
Confrontados com a proibição de se concentrarem em grupos com mais de 19 pessoas, acabaram por se dividir em três grupos à volta da Audiência.
Os familiares acederam à Audiência com a intenção de entregar uma carta a Grande-Marlaska. Depois de falarem com o Secretário de Imprensa e Protocolo da Audiência Provincial, este garantiu-lhes que a iria fazer chegar ao juiz quando acabasse a conferência que estava a dar.
A concentração teve início às 11h45 e tinha uma duração prevista de 30 minutos, mas um grupo de 19 pessoas decidiu ficar ali até que a conferência terminasse e o juiz e os restantes assistentes abandonassem o edifício. [Em seguida, ver carta.]
Fonte: ateakireki.com

Eider Zuriarrain e Patxi Segurola, em liberdade
A deustuarra Eider Zuriarrain foi detida na quinta-feira passada pela Polícia francesa em Lapurdi e depois encarcerada, na sequência de um mandado europeu emitido contra ela pela Audiência Nacional espanhola. Ontem, o Tribunal de Pau deixou-a seguir em liberdade, mas sujeita a medidas de controlo judicial. O mandado europeu será examinado na terça-feira que vem.
O preso político basco Patxi Segurola sairá em liberdade nas próximas horas, mas deverá permanecer confinado. O usurbildarra cumpriu a pena a que foi condenado no Estado francês no dia 30 de Novembro mas, alguns dias antes, iniciou uma greve de fome contra a possibilidade de extradição, pois fora informado de que a Audiência Nacional espanhola tinha emitido dois pedidos de extradição e que o iriam manter encarcerado.
O tribunal de Versalhes rejeitou ambos os pedidos, pelo que será posto em liberdade. No entanto, em virtude do recurso interposto pelo magistrado do MP, terá de continuar no Estado francês até conhecer a resposta do tribunal, segundo fez saber o portal Usurbileginez.com.
Fonte: Gara / Ver também: Le Journal du Pays Basque

Ruben Garate, vítima da dispersão, foi recordado em Otxandio
Ruben Garate Anselmo faleceu há onze anos na sequência de um acidente de automóvel quando regressava de uma visita à prisão de Alcalá-Meco. Contava 25 anos de idade. No sábado passado, foi homenageado na sua terra natal, Otxandio (Bizkaia). Como acontece todos os anos, familiares, amigos e demais gente juntaram-se no monte Motxotegi para pedir o fim da política de dispersão penitenciária. Depois da subida ao monte, cerca de 60 pessoas participaram num almoço em sua homenagem, em Otxandio.
Fonte: askatu.org