quarta-feira, 16 de abril de 2014

A Rede Independentistak vai comemorar o Aberri Eguna em Iruñea

Pelo terceiro ano consecutivo, a Rede Independentistak vai comemorar, no próximo dia 20, o Aberri Eguna/Dia da Pátria em Iruñea [Pamplona]. As comemorações, nas quais se irá afirmar que «a independência é a melhor alternativa para todos os bascos e bascas», incluem uma manifestação (cinemas Golem, 12h00), um acto político (no Passeio de Sarasate, finda a marcha) e várias actividades ao longo do dia, como um almoço popular e actuações musicais.

Os detalhes relativos às comemorações do Aberri Eguna deste ano na capital de Euskal Herria, sob o lema «Gehiengoaren nahia, independentzia», foram apresentados há alguns dias numa conferência de imprensa por Esti Mujika e Maria Luisa Mangado, da Rede Independentistak, que esperam que as comemorações sejam «massivas e para lá das siglas partidárias».

«Queremos que seja um Aberri Eguna aberto e participativo, um dia em que todos os independentistas, juntos, possam unir a festa à reivindicação», disse Mangado, que incentivou todos os independentistas a aparecer em Iruñea, para ali «dizerem todos juntos»: «queremos decidir o futuro do nosso país, precisamos da independência e somos a maioria».

Os membros da Rede Independentistak consideram que «se estão a viver tempos decisivos para o futuro de Euskal Herria» e que «os cidadãos bascos já se deram conta da importância do momento». Neste sentido, defenderam que são «maioria» aqueles que «reivindicam o direito a decidir, um direito democrático dos povos», aqueles que «querem construir o nosso futuro económico e social» e aqueles que «querem que desapareça a corrupção, a violência e a discriminação».

Mangado sublinhou ainda que a maioria «quer uma Euskal Herria euskaldun de cidadãos plurilingues, onde se possa viver em euskara». «Queremos apresentar-nos a todo o mundo com nossa própria identidade, como bascas e bascos», afirmou.

Para a Rede Independentistak, «a única alternativa que responde na globalidade às necessidades, reivindicações e desejos de todas estas maiorias é a independência», sendo já hora de «pôr em marcha a construção do Estado basco». / Ver: boltxe.info