Na consulta de hoje, a grande maioria dos habitantes de Etxarri Aranatz (Nafarroa) mostrou o seu apoio a uma Euskal Herria independente. De acordo com os dados divulgados, dos 851 votantes (42,76 % do censo), 804 disseram sim à independência (94,47%) e 18 votaram contra (2,11%). Houve ainda 26 votos em branco (3,05%) e 3 nulos (0,35%).
Os organizadores da consulta sublinharam que foi «um grande dia para a democracia» e que o importante não são os resultados, mas sim o processo.
Manu Gómez, membro da plataforma popular A13, disse que vão continuar «a trabalhar, com mais ânimo e força que até agora, para que o exercício simbólico de hoje se torne verdadeiro e para que o direito a decidir seja uma realidade». Gómez recordou ainda a iniciativa de dia 8 de Junho, com a qual se pretende unir Durango e Iruñea através de um cordão humano, e convidou as pessoas a participarem.
Os observadores internacionais presentes destacaram a boa organização da consulta, em que participaram cerca de 200 voluntários, e sublinharam que existiam todas as condições para votar livremente.
A jornada decorreu em ambiente de festa, com dança, desportos tradicionais bascos e música nas ruas. / Mais informação: naiz.info, Berria e lahaine.org / Fotos: Consulta sobre a independência em Etxarri Aranatz (Berria / naiz.info)
Ver também: «Etxarri Aranatz votará sobre la independencia este domingo en un ambiente festivo» (lahaine.org)