sexta-feira, 25 de abril de 2014

Dia 4 de Maio, manifestação em Tafalla pela liberdade de Fernando Sota

Para além das acções reivindicativas agendadas para amanhã em Tafalla (12h00, Plaza de las Pulgas), a plataforma «Fer Libre» convocou uma manifestação para dia 4 de Maio também na localidade navarra (12h00, com o lema « De la solidaridad al compromiso»), para reivindicar a liberdade de Fernando Sota, que decidiu esconder-se depois de a AN espanhola o ter condenado a um ano de cadeia e ter emitido um mandado de busca e captura contra ele.

Na conferência de imprensa de ontem, a mãe de Sota, María Carmen Virto, afirmou que, apesar de não o ver há alguns dias, sabe que o seu filho «se entregará quando as circunstâncias forem favoráveis». Mas Virto deixou claro que não quer «que a Guarda Civil o apanhe» e que, «quando alguém sofre um castigo injusto, a reacção é a rebeldia».

«Se não protestarmos, não sei o que nos vão fazer. Querem que sejamos como ovelhas, e nem nos deixam ser latxas, só merinas», disse Virto, que recordou o percurso de rebeldia do filho, o modo como isso o pôs na mira «das forças de ordem pública» e os episódios de perseguição vividos. Os pais de Sota afirmaram ainda que, desde que o filho se encontra escondido, receberam chamadas suspeitas a altas horas da madrugada, em que ninguém fala. «Estas chamadas não são um acaso; já as recebemos noutras situações», referiu a mãe.

Sota, sem antecedentes penais computáveis, foi condenado por ter afixado fotos de presos bascos da localidade em 2011. Apesar de a condenação ser inferior a dois anos de cadeia, a juíza não aceitou a suspensão da pena ou a sua substituição por uma multa. Esta dupla negativa da Audiência Nacional espanhola não tinha precedentes. Os advogados de Sota interpuseram recursos a requerer a anulação da ordem de busca e captura e para que Sota se possa entregar voluntariamente. / Ver: ahotsa.info