sexta-feira, 25 de abril de 2014

Antifascistas de Jaén impediram agressão ao deputado da Amaiur Sabino Cuadra

Antifascistas evitaram que o deputado Sabino Cuadra Lasarte (Amaiur) fosse agredido em Jaén (Andaluzia), onde participava numa conferência organizada pelo Sindicato Andaluz dos Trabalhadores (SAT).

Sabino Cuadra tem estado na Andaluzia a participar em várias conferências organizadas pelo SAT. Na quarta-feira, 23, apresentou em Jaén a sua obra Arrojado a los leones, num acto a que assistiram mais de 100 pessoas e que, devido à pressão do PP, teve de se realizar fora da Universidade de Jaén, para onde estava inicialmente marcado.

Os organizadores mudaram a apresentação da publicação para a sede do Centro Social Autogerido - CSA «Jaén en Pie», onde se viveram momentos de tensão.

Nas proximidades do recinto, movimentos de extrema-direita como a Democracia Nacional realizaram uma concentração contra o acto. Desde as 19h00, a presença de agentes da Polícia Local e espanhola foi constante no local. Na concentração, os membros da extrema-direita gritaram palavras de ordem como «Puta ETA» e «Puta SAT» ou «Asesinos».

De acordo com a informação divulgada por Oskar Matute (Alternatiba, EH Bildu) na sua conta do Twitter, à saída, várias pessoas tentaram agredir Cuadra. Este foi protegido por antifascistas de Jaén e sindicalistas do SAT. Um dos membros da extrema-direita meteu-se entre as pessoas que manifestaram o seu apoio a Cuadra para o tentar agredir. Ontem, Sabino Cuadra participou numa conferência em Granada. / Ver: naiz.info / Mais informação: lahaine.org