quarta-feira, 23 de abril de 2014

Ibon Iparragirre foi transferido para uma cadeia mais distante de casa

Ontem, 22 de Abril, o preso ondarroara Ibon Iparragirre foi transferido da prisão de Basauri para a de Navalcarnero (Madrid), em cuja enfermaria se encontra actualmente. Depois de ser agredido duas vezes numa semana, foi afastado de Euskal Herria, da sua terra natal e dos seus familiares, afirma a Etxerat. Na nota que emitiu, a associação recorda que Ibon tem uma doença grave e que esteve a cumprir pena em regime domiciliário até ser detido, no dia 7 de Março, e encarcerado em Basauri, «como consequência de uma decisão política». Desde então, o seu estado clínico agravou-se e a situação é «alarmante».

A Etxerat sublinha que «nos últimos tempos aumentaram os ataques a presos políticos bascos gravemente doentes» e afirma que o Governo espanhol, querendo «mostrar uma imagem de força», «ataca os que se encontram em situação mais frágil; o que se passou com Ibon Iparragirre e com Josu Uribetxebarria é disso um claro exemplo».

Para a Etxerat, a «situação é inadmissível», com o Governo espanhol a agir «com crueldade e vingança» e «a dar a impressão de não ter digerido bem a sentença de 21 de Outubro» do Tribunal de Estrasburgo. / Ver: etxerat.info, Berria e Turrune!

CONCENTRAÇÃO PELA LIBERDADE DE JULEN E INTZA
Muita gente participou na concentração que se realizou no sábado passado, dia 19, frente à Câmara Municipal de Donibane Garazi (Nafarroa Beherea) em protesto contra as condenações dos gamartearras Intza Oxandabaratz e Julen Mujika. A mobilização foi convocada pelo Herrira, que considera inaceitável a sentença do Tribunal de Paris no actual contexto que se vive em Euskal Herria e tendo em conta os passos que têm sido dados. A coligação Euskal Herria Bai também aderiu à mobilização. / Fotografia: Sylvain Sencristo via kazeta.info