terça-feira, 29 de abril de 2014

De 5 a 9 de Maio, jornadas «Herriak tinko!» [povos firmes] em Bilbo

A ofensiva do capital e as suas diversas formas de opressão económica, patriarcal... dominam boa parte do planeta. Em Maio, o Komite Internazionalistak trará a Bilbo gente que irá falar das experiências de três povos que lhes fazem frente.

Palestina, Saara Ocidental e Curdistão são três países que sobrevivem sob ocupação. São, ao mesmo tempo, países que oferecem uma resistência viva e prolífica a esse projecto. Por isso, têm muito que dizer sobre opressão, resistência e construção.

No âmbito destas jornadas, serão também apresentadas as brigadas solidárias que o Komite Internazionalistak organiza. As jornadas terão sempre início às 19h30 no Zirika! Herri Gunea, em Bilbo. As primeiras três conferências são em castelhano e a última em euskara. O programa é o seguinte:

5 de Maio: «CURDISTÃO: Uma proposta para construir um povo livre»
Eyüp Doru, representante do partido curdo BDP para a Europa, falará da história, da luta e das características do movimento de libertação curdo.

6 de Maio: «PALESTINA: Colonização e apartheid»
Juani Rishmawi, participante nos Health Work Comittees da Palestina, abordará a actualidade da opressão sionista na Palestina. Paralelamente, serão abordadas as respostas que a Palestina e o mundo estão a dar a essas políticas de apartheid.

7 de Maio: «SAARA OCIDENTAL: Enfrentando a ocupação e a falsa paz»
O militante saaraui Hassana Aalia falará da resistência do seu povo face à ocupação marroquina; da dominação económica, cultural e política, e da resistência nos territórios ocupados.

9 de Maio: «BRIGADISTAK 2014: Vivências de activistas na Palestina e Curdistão»
Apresentação das brigadas que o Komite Internazionalistak propõe este ano. / Mais informação sobre as conferências: komiteinternazionalistak.org