segunda-feira, 21 de abril de 2014

Juristas internacionais reclamam respeito pelos direitos dos presos bascos

O XVIII Congresso da Associação Internacional dos Juristas Democratas (IADL) aprovou uma moção na qual se pede respeito pelos direitos dos presos bascos, o fim da política de dispersão, a libertação dos presos doentes, a de Arnaldo Otegi e dos prisioneiros condenados pela sua actividade política.

No congresso, que decorreu em Bruxelas de 15 a 19 de Abril, reuniram-se juristas dos cinco continentes, que abordaram questões relativas à paz, aos direitos humanos, às alterações climáticas, à ocupação da Palestina, aos processos de paz da Colômbia e das Filipinas, bem como à situação dos direitos humanos em Euskal Herria. Esteve presente no congresso uma delegação de juristas bascos da Associação Eskubideak.

Iratxe Urizar, membro desta associação, participou na comissão sobre «Justiça Democrática, Independência do Poder Judicial e Defesa», na qual, para além da experiência de Euskal Herria, se abordaram os casos curdo, das Filipinas, da Colômbia e da Turquia. A comissão denunciou o «assassinato» ou encarceramento dos advogados de presos políticos e o acosso e a perseguição dos defensores dos direitos humanos, exigindo ainda o direito a uma defesa legal. / Ver: naiz.info / Declaração sobre o processo de paz basco: respeito pelos direitos dos presos (ing)

Em Ondarroa prossegue a campanha pelo regresso a casa de Ibon Iparragirre
A plataforma Iparra Galdu Baik prossegue com a campanha pelo regresso a casa do preso político basco Ibon Iparragirre, que tem uma doença grave e que, por isso mesmo, já esteve a cumprir pena em regime domiciliário. Recentemente, uma juíza da AN espanhola decidiu que Ibon devia voltar para a cadeia, e a condição clínica do preso tem-se agravado, tal como alerta a plataforma.
Para tentar reverter a situação, tem estado a decorrer uma recolha de assinaturas, que serão enviadas aos responsáveis penitenciários. Para além disso, no dia 13 e no sábado passado, 19, realizaram-se concentrações solidárias com o preso político, nas quais se exigiu o seu regresso a casa e o cumprimento da legislação. / Ver: Turrune!Turrune!