quinta-feira, 10 de abril de 2014

Solidariedade com Oier Zuñiga e Amaia Elkano, sábado, em Iruñea

Em Novembro de 2009, a AN espanhola lançou uma grande operação contra a juventude basca, no âmbito da qual a Polícia deteve quase 40 jovens acusados de fazer parte da organização Segi. Entre eles, estavam Oier Zuñiga e Amaia Elkano, habitantes da Alde Zaharra [Parte Velha] de Iruñea. Foram julgados entre Outubro de 2013 e Fevereiro de 2014, e agora estão à espera da sentença.

Um grupo de moradores do bairro afirmou ontem em conferência de imprensa que Zuñiga e Elkano são conhecidos por participar «sempre de forma activa na construção e na melhoria das condições do bairro». Afirmaram que as únicas provas contra eles são a participação em assembleias, conferências de imprensa ou actos públicos, e, assim, sublinharam que ambos foram julgados pela sua militância política. Para além disso, recordaram, ambos os jovens afirmaram ter sido torturados enquanto estiveram incomunicáveis.

Absolvição
Os habitantes da Parte Velha de Iruñea afirmaram que «estes julgamentos políticos não têm qualquer sentido em tempos de busca da paz e da normalização política». Para estas pessoas, a absolvição é a única sentença aceitável.
Para expressar solidariedade e apoio a Zuñiga e Elkano e ajudar a fazer frente às despesas relacionadas com o julgamento, os moradores organizaram um Libre Eguna para este sábado. / Ver programa - que inclui poteo, almoço popular, manifestação e actuações musicais - em ahotsa.info e Sanduzelai_Leningrado