sábado, 26 de abril de 2014

Absolvidos dois jovens no processo «dos 5 da Estafeta»

Depois de interpostos recursos contra a sentença que condenava quatro jovens a um ano e meio de prisão - o quinto foi absolvido durante o julgamento -, dois acabaram por ser absolvidos. Outros dois viram a sentença confirmada pelo tribunal.

O julgamento daqueles que ficaram conhecidos como «os 5 da Estafeta» teve lugar na Primavera de 2013. Nele, o Ministério Público (MP) chegou a pedir quatro anos e meio de prisão para os arguidos, que acusava da prática de crime contra o direito ao trabalho, na sequência da jornada de greve de 29 de Março de 2012. Depois, no decorrer do julgamento, o MP mudou a acusação de «atentado» para «coacções» e baixou o pedido de pena para um ano e meio.

Falta de provas
«Quando a sentença foi publicada, foi-nos decretada uma pena de um ano e meio, dando total confiança ao depoimento dos polícias», explica Baiano, um dos jovens absolvidos. Depois do recurso apresentado pela defesa, Mikel Auza e Ander Baiano foram absolvidos e Imanol Salinas e Gorka Milagro condenados. «Para justificar esta decisão, os juízes referem que em dois casos não fica completamente provada a identidade das pessoas que aparecem nas imagens porque a Polícia não as conseguiu explicar bem; nos outros dois casos, pelo contrário, tomaram em conta os depoimentos individuais dos polícias», acrescenta.

Os cinco jovens, detidos em Março de 2012 em Nafarroa, foram acusados de crime contra o direito ao trabalho na sequência de incidentes ocorridos no Bar Chez Belagua, na Rua Estafeta, entre grevistas e pessoal do estabelecimento. / Fonte plazaberri.info via ahotsa.info