quarta-feira, 23 de abril de 2014

Eleitos do País Basco Norte aderem à instituição nacional Udalbiltza

Na quinta-feira passada, dia 17, autarcas e vereadores de várias localidades de Lapurdi, Nafarroa Beherea e Zuberoa deram uma conferência de imprensa em Baiona para divulgar a sua integração na Udalbiltza e para anunciar a abertura de um processo de adesão entre os novos eleitos municipais de Ipar Euskal Herria. A presidente da instituição nacional basca, Mertxe Aizpurua, também esteve presente.

Os resultados das eleições municipais no País Basco Norte foram muito satisfatórios para as forças políticas que reconhecem a existência de Euskal Herria, e isso vai reforçar a presença da Udalbiltza no Norte do país. Até à data, integravam esta instituição nacional 62 eleitos de Lapurdi, Nafarroa Beherea e Zuberoa, 12 dos quais autarcas. Os novos eleitos acreditam que este número aumente na sequência do processo de adesão que agora se inicia.

Na conferência de imprensa participaram os autarcas Ruben Gomez (Liginaga) e Maite Etcheverria (Ozaze). E ainda os vereadores: Eneko Aldana-Douat (Ziburu), Filipe Aramendi (Urruña), Argitxu Hiriart-Urruty (Kanbo), Iker Elizalde (Hendaia), Nathalie Aicaguerre (Kanbo) e Nikolas Blain (Makea).

Vários autarcas que não puderam estar presentes expressaram a sua adesão à Udalbiltza: Monique Elgoyhen (Lexantzü), Daniel Oltzomendi (Izura-Azme), Bruno Carrère (Uztaritze), Léonie Agergarai (Muskildi), Johane Etxemendi (Hiruri) e Jean-Marc Bengotchea (Larraine). Também o fizeram os vereadores Pascal Lafitte (Donibane Lohizune) e Xabi Larre (Donibane Garazi).

Em nome de todos eles, falaram Argitxu Hiriart-Urruty, Ruben Gomez e Nikolas Blain. «Assim que tomarmos posse dos nossos cargos, iremos iniciar uma dinâmica de contactos para conseguir o máximo de adesão a esta instituição. No final deste processo, nos próximos meses vamos convidar todos os eleitos dos dois lados da muga para uma assembleia nacional da Udalbiltza, que se irá realizar em Ipar Euskal Herria».

Mertxe Aizpurua também interveio, tendo afirmado que, quando se realizou a assembleia para a reorganização da Udalbiltza, em Donostia, a 2 de Março de 2013, eram membros da instituição 1257 eleitos municipais; hoje, são 1425; «mais serão no final deste processo que agora se iniciou no Norte».

No final da sua intervenção, recordou as prioridades da Udalbiltza: promover o desenvolvimento territorial e a coesão socioeconómica, colaborar na estruturação nacional de Euskal Herria, ajudar a criar uma rede entre os municípios, promover a cidadania basca e projectar-se a nível internacional. / Mais informação: udalbiltza.info e kazeta.info

Ver também: Resolução da Udalbiltza: «Es el momento de las personas libres» [lida no Aberri Eguna, frente à Câmara Municipal da capital de Euskal Herria; na foto de baixo]