segunda-feira, 14 de abril de 2014

Fernando Sota escondeu-se para evitar ser preso

«A Audiência Nacional quer mandar-me para a prisão e eu não lhes vou dar esse prazer» Recentemente, a Audiência Nacional espanhola condenou Fernando Sota a um ano de cadeia, acusando-o de «enaltecimento do terrorismo» por afixar fotos de presos políticos, e emitiu um mandado de busca e captura contra ele. O natural de Tafalla (Nafarroa) decidiu esconder-se para evitar ser preso e fala sobre a sua situação actual. / Mais informação: AhoraZonaMedia

URTZI PAUL LARREA FOI LIBERTADO
O preso político basco Urtzi Paul Larrea (Getxo, Bizkaia) saiu hoje da cadeia de Sevilha II, em Morón de la Frontera, segundo revelaram pessoas próximas. O getxoztarra foi detido pela Polícia Nacional espanhola em Dezembro de 2009 para cumprir a pena de 5 anos de cadeia a que fora condenado pela AN espanhola, por alegada participação numa acção de kale borroka. Tanto ele como todos os jovens que foram julgados em Janeiro de 2008 afirmaram ter sido «forçados» pela Ertzaintza «a assinar um depoimento com recurso à tortura».
Larrea foi detido pela Polícia autonómica em Outubro de 2002 e passou vários meses em prisão preventiva. Na foto, Urtzi Paul Larrea no ongi etorri que recebeu em Getxo, depois de sair da cadeia, a 6 de Julho de 2003 (Etengabe). / Mais informação: ukberri.net

Ver também: «A Etxerat denuncia a proibição "arbitrária" de uma visita ao irmão do preso donostiarra Faustino Marcos» (naiz.info)
O caso ocorreu no dia 4 de Abril na prisão de Herrera de la Mancha. A Etxerat denunciou a situação como mais um caso de violação de direitos, acrescentando que «a hostilidade para com os familiares de presos políticos bascos não tem limites». A associação sublinhou que, para evitar este tipo de ocorrências, é preciso acabar com a dispersão.