sexta-feira, 18 de abril de 2014

Começaram em Altsasu os encontros juvenis Burutakzio

Desde as primeiras horas da manhã, chegaram a Altsasu (Nafarroa) centenas de jovens para ali participarem nos encontros Burutakzio [buru(a) = cabeça + akzio(a) = acção], organizados pelos colectivos juvenis bascos Ernai e Aitzina. A iniciativa começou com um dia de atraso, em virtude dos entraves colocados pelo Governo de Nafarroa.
Apesar dos entraves dos cavernosos, hoje juntaram-se em Altsasu cerca de 1200 jovens, para «porem a cabeça a funcionar e saltarem para a acção», aprendendo uns com os outros e pondo o trabalho teórico em prática. Até domingo.

Chegaram, montaram as tendas e, por volta do meio-dia, foram até ao frontão da ikastola Iñigo Aritza, onde Maialen Etxeberria, porta-voz da Ernai, e Koldo Etxegarai, da Aitzina, lhes deram as boas-vindas.
«A soberania não pode ficar vazia; sejamos o motor da revolução, o eixo da imaginação e vamos em frente!», disse-lhes Etxeberria.

As organizações juvenis prepararam um programa intenso para estes encontros, em que se incluem conferências, workshops ou concertos. À tarde, os jovens dividiram-se em quatro grupos, debateram diversas questões e participaram em vários workshops. / Com muitas fotos: topatu.info e naiz.info