sexta-feira, 11 de abril de 2014

Concentração solidária com a Revolução Bolivariana e contra a manipulação mediática

Ontem à tarde, 10 de Abril, realizou-se em Bilbo uma concentração solidária com a Revolução Bolivariana sob o lema «Historia errepikatzen da. Estatu kolpeari ez! Manipulazioari ez! Venezuelarekin elkartasuna!» («A história repete-se. Não ao golpe de Estado! Não à manipulação! Solidariedade com a Venezuela!»).

A concentração, convocada por vários colectivos políticos, sindicais e sociais, na qual participaram dezenas de pessoas, teve lugar numa praça onde ficam a sede da televisão pública basca EITB e representações dos órgãos de comunicação social espanhóis El Mundo, Antena 3 e La Sexta. Entre outras questões, os manifestantes queriam precisamente denunciar a forma como a comunicação social tem vindo a abordar o que se passa no país sul-americano. «Manipulam a informação para justificar uma intervenção militar», afirmaram.

Na convocatória da iniciativa, afirma-se ainda que, doze anos depois da tentativa de golpe de Estado contra o presidente Chávez, se repete história, com os mesmos actores, passo a passo: a oposição não aceita 18 derrotas eleitorais; guerra económica do patronato; violência em zonas abastadas; mortos por franco-atiradores da extrema-direita são atribuídos à acção do Governo; ingerência dos EUA, que financiam e apoiam a oposição golpista; e os meios de comunicação internacionais, que manipulam para justificar uma intervenção. Contudo, o grande protagonista de 2002 foi o povo venezuelano, que hoje continua a apoiar de forma maioritária a Revolução Bolivariana.

Concentração solidária com a Venezuela em Bilbo [Cubainformación TV] Ver: herrikolore.org e komiteinternazionalistak.org