O mítico militante da ETA, poeta e euskaltzale Eustakio Mendizabal, Txikia, foi morto pela Polícia espanhola em Algorta (Getxo, Bizkaia) no dia 19 de Abril de 1973; faz hoje 41 anos.
Em homenagem ao natural de Itsasondo (Gipuzkoa), Telesforo Monzon escreveu a canção «Txikia zuen guda izena» [Txikia era o seu nome de guerra], divulgada na clandestinidade e da qual existem hoje várias versões.
Em Maio de 1980, a Câmara Municipal de Getxo decidiu chamar «Txikia plaza» ao local onde Eustakio Mendizabal foi morto pelos polícias. No entanto, há cinco anos o PP e os «socialistas» conseguiram retirar o nome à praça. No município vizinho de Leioa, a Avenida Txikia também deixou de o ser. Há poucos anos, algumas iniciativas em sua homenagem foram proibidas com o argumento de que se tratava de um militante da ETA.
«Txikiak bizirik dirau» / Txikia está vivo
Um vídeo histórico.
Oliba Gorriak - «Txikia zuen guda izena»
[Hitzak / Letra]
Contra os que querem apagar o seu nome e a sua memória, deixamos uma passagem escrita pelo próprio Txikia: «Ikastol eta eliz askotan / Atea didate itxi; / Atzerritarrak eta seme askok / Lapur bat antzo ezetsi / Nere izena apaldu arte / Iñoiz ezin dute
etsi... / Zer egin diet etsai bezala / Ainbat nazaten gaitzetsi?» / Ver: etengabe e ukberri.net
sábado, 19 de abril de 2014
Eustakio Mendizabal «Txikia» foi morto há 41 anos
Etiquetas:
ACÇÃO SOLIDÁRIA,
Acções da ETA,
cultura,
franquismo,
história,
música,
Notícias,
Repressão,
VIDEO