Na segunda-feira, a Guarda Civil aproximou-se de um grupo de jovens que se encontravam na Alde Zaharra (Parte Velha) de Lizarra (Nafarroa) para os revistar. Quando iam começar a efectuar a operação, um jovem perguntou a um militar porque tinha de os revistar e pediu-lhe que mostrasse o número de identificação.
De acordo com testemunhas, a resposta dos militares consistiu em algemar o jovem e levá-lo para o quartel, acusando-o de «desobediência». Como ali não há calabouços, levaram-no depois para o de Iruñea, onde passou a noite.
Ontem, o Tribunal de Lizarra condenou-o, em julgamento sumário, a pagar uma multa de 90 euros. Para protestar contra toda esta situação, 50 pessoas concentraram-se frente ao tribunal, com cartazes onde se lia «Utzi Lizarra pakean! Alde Hemendik!» [Deixem Lizarra em paz! Vão-se embora!] / Ver: topatu.info e ahotsa.info
Bandeiras espanhola e da UE pescadas na Câmara Municipal de Mutriku
Quatro "pescadores com barbas" subiram ao varandim da Câmara Municipal de Mutriku (Gipuzkoa) e levaram dali a bandeira espanhola e a da União Europeia. No corrimão, prenderam uma ikurriña.
Via: topatu.info