O movimento popular Alde Hemendik convocou uma manifestação para este sábado, 26, na localidade navarra de Lekunberri, para protestar contra «o acosso a que a gente da terra é submetida» pelos militares («os controlos ou as multas sem sentido» são exemplos disso). A marcha parte às 17h30 da Herriko Plaza e tem como lema «Bakean bizi nahi dugulako, utz gaitzazue bakean!» [Porque queremos viver em paz, deixem-nos em paz!].
Os convocantes afirmam que, nos últimos tempos, a forma de agir dos militares «tem endurecido bastante» e perguntam: «Para quê esta repressão agora?». «São apontados motivos económicos, mas nós sabemos que não é só isso, e que também há razões de ordem política», dizem. «Não é por acaso que estão a assumir uma atitude agressiva também noutras terras navarras (como Leitza, Gares ou Lizarra)».
De acordo com a nota que emitiram, no dia 19, quando estavam a anunciar a convocatória, duas pessoas foram identificadas por mostrarem uma faixa. «Queremos denunciar a atitude deles, e pedir-lhes que se vão
embora da nossa terra. Porque, no actual contexto político e económico
que vivemos, não faz sentido sustentar este modelo de polícias e
militares». / Ver: ahotsa.info e lahaine.org
Bakean bizi nahi dugulako, utz gaitzazue bakean!
Porque queremos viver em paz, deixem-nos em paz!
Ez zaituztegu nahi eta ez zaituztegu behar!
Não vos queremos e não precisamos de vocês!
quinta-feira, 24 de abril de 2014
No sábado, manifestação contra a presença da Guarda Civil em Lekunberri
Etiquetas:
Manifestações,
movimentos fascistas,
Notícias,
Repressão