Esta quinta-feira, a Polícia espanhola levou a cabo uma operação em Iruñerria [Comarca de Pamplona] contra o movimento estudantil, que se saldou com a detenção de seis estudantes acusados de participar nos incidentes ocorridos na capital navarra quando da greve estudantil de 27 de Março. Em Bilbo, a Polícia regionalista deteve três jovens acusados de participar nos incidentes de 3 Março contra a Troika.
Seis detenções em Iruñerria
Uma semana depois da grande jornada de greve, em que milhares de estudantes bascos vieram para as ruas em protesto contra a LOMCE e exigiram um sistema educativo próprio, a Polícia espanhola procedeu à detenção de seis estudantes - três dos quais menores -, acusados de participar nos incidentes que tiveram lugar em Iruñea, segundo revelou o portal ahotsa.info.
De acordo com a mesma fonte, os jovens são acusados de «desordens públicas» e «atentado contra agente da autoridade», e foram levados para uma esquadra, antes de serem presentes a um juiz. Com as detenções de hoje, sobe para quinze o número de estudantes detidos e acusados de participar nos incidentes de 27 de Março; oito são menores de idade. Para as 18h00 foi convocada uma concentração frente à esquadra.
Três detenções em Bilbo
De acordo com a página Uriola.info, as detenções de hoje, efectuadas pela Polícia regionalista em Bilbo, estão relacionadas com os incidentes de dia 3 de Março, quando da realização do Global Forum Spain na capital biscainha; um dos detidos é menor.
Há cerca de uma semana, outras duas pessoas foram detidas no âmbito do mesmo processo - uma em Getxo e outra em Donostia -, estando ambas em liberdade.
Em solidariedade com os detidos, foi convocada uma mobilização para as 19h00, na Praça Zabalburu.
Para amanhã, o sindicato Ikasle Abertzaleak convocou uma jornada de mobilização geral em todo o País Basco, para exigir a libertação dos detidos e o fim da criminalização dos estudantes. / Ver: argia, ahotsa.info e topatu.info
Greve Geral dos estudantes em Iruñea [Ahotsa]
Mobilizações contra a Troika em Bilbo [Topatu]
quinta-feira, 3 de abril de 2014
Operação policial contra o movimento juvenil: 6 detidos em Iruñea e 3 em Bilbo
Etiquetas:
Detenções,
luta laboral,
Notícias,
Repressão,
VIDEO