Seis detenções em Iruñerria
Uma semana depois da grande jornada de greve, em que milhares de estudantes bascos vieram para as ruas em protesto contra a LOMCE e exigiram um sistema educativo próprio, a Polícia espanhola procedeu à detenção de seis estudantes - três dos quais menores -, acusados de participar nos incidentes que tiveram lugar em Iruñea, segundo revelou o portal ahotsa.info.
De acordo com a mesma fonte, os jovens são acusados de «desordens públicas» e «atentado contra agente da autoridade», e foram levados para uma esquadra, antes de serem presentes a um juiz. Com as detenções de hoje, sobe para quinze o número de estudantes detidos e acusados de participar nos incidentes de 27 de Março; oito são menores de idade. Para as 18h00 foi convocada uma concentração frente à esquadra.
Três detenções em Bilbo

Em solidariedade com os detidos, foi convocada uma mobilização para as 19h00, na Praça Zabalburu. Para amanhã, o sindicato Ikasle Abertzaleak convocou uma jornada de mobilização geral em todo o País Basco, para exigir a libertação dos detidos e o fim da criminalização dos estudantes. / Ver: argia, ahotsa.info e topatu.info
Greve Geral dos estudantes em Iruñea [Ahotsa] Mobilizações contra a Troika em Bilbo [Topatu]