quinta-feira, 13 de agosto de 2015

A ajuda necessária para que um tartalari evite a prisão

Nos últimos tempos, têm-se sucedido as iniciativas para ajudar um tartalari a pagar a multa de 14 400 euros que lhe foi imposta pelo tribunal de excepção espanhol como condição para não ir parar à prisão. Trata-se de Julio Villanueva, que foi condenado, com mais três pessoas, no processo de «entartamento» da «presidenta» Yolanda Barcina. Numa conferência de imprensa realizada há cerca de um mês, o movimento Mugitu! e o grupo de apoio aos tartalaris anti-TGV denunciaram esta situação e pediram às pessoas que ajudem Villanueva a fazer frente à multa.

E ajuda é coisa que não tem faltado: nas festas de Gares houve «caixas solidárias» e nas de Aoiz foram vendidas rifas, tal como nas de Lizarra (Nafarroa). Também nas festas da capital alavesa, na txozna [barraca] da Fracking Ez! Araba, houve recolha de fundos.

Convém recordar que o dinheiro recolhido para fazer frente ao «entartamento» mais caro da história está a ser depositado na conta corrente: ES75 3035.0068.08.0680058591 Basagure taldea (Laboral Kutxa).

Mais informação sobre a criminalização da oposição do TGV e este processo em particular: mugitu! e aseh [Lagundu!]