Diz o insurgente.org que os pepetarras andam a fazer a contagem dos municípios navarros que içaram a ikurriña ou exibiram cartazes a favor dos presos políticos bascos.Até ao momento, 19 municípios de Nafarroa receberam requerimentos da parte da Delegação do Governo por eventual incumprimento da lei de símbolos, da lei das bandeiras e das vítimas do «terrorismo». A maior parte dos casos - 13 - diz respeito à colocação da ikurriña na varanda municipal, como aconteceu em Iruñea, Lizarra ou Tafalla.
Os pepetarras também não gostaram da presença de cartazes a favor dos presos políticos bascos nos edifícios municipais. Neste particular, a Delegação do Governo espanhol interpelou seis municípios: Lizarra, Tafalla, Etxarri Aranatz, Leitza, Goizueta e Etxalar.
Sobre Lakuntza... «mentem»
A foto de cima é de Lakuntza (Sakana, Nafarroa), onde ontem começaram as festas (ver guaixe.eus). A de baixo também diz respeito às festas desta localidade. Nela, vê-se muitos graúdos e miúdos numa espécie de tenda e, em cima, uma faixa contra a dispersão dos presos políticos: «Basta! Acabem com a dispersão. Os presos bascos para o País Basco».Via Twitter, Sergio Labayen alertou-nos que ElMundoMiente. Isto é o que diz um jornalista desse periódico sobre a foto: «Que opinará la presidenta de Navarra... Niños de Lakuntza bajo un cartel a favor de ETA en la carpa municipal fiestas».




