domingo, 23 de agosto de 2015

Guerra das bandeiras: PP anda a contar municípios navarros que içaram ikurriña

Diz o insurgente.org que os pepetarras andam a fazer a contagem dos municípios navarros que içaram a ikurriña ou exibiram cartazes a favor dos presos políticos bascos.

Até ao momento, 19 municípios de Nafarroa receberam requerimentos da parte da Delegação do Governo por eventual incumprimento da lei de símbolos, da lei das bandeiras e das vítimas do «terrorismo». A maior parte dos casos - 13 - diz respeito à colocação da ikurriña na varanda municipal, como aconteceu em Iruñea, Lizarra ou Tafalla.

Os pepetarras também não gostaram da presença de cartazes a favor dos presos políticos bascos nos edifícios municipais. Neste particular, a Delegação do Governo espanhol interpelou seis municípios: Lizarra, Tafalla, Etxarri Aranatz, Leitza, Goizueta e Etxalar.

Sobre Lakuntza... «mentem»
A foto de cima é de Lakuntza (Sakana, Nafarroa), onde ontem começaram as festas (ver guaixe.eus). A de baixo também diz respeito às festas desta localidade. Nela, vê-se muitos graúdos e miúdos numa espécie de tenda e, em cima, uma faixa contra a dispersão dos presos políticos: «Basta! Acabem com a dispersão. Os presos bascos para o País Basco».

Via Twitter, Sergio Labayen alertou-nos que ElMundoMiente. Isto é o que diz um jornalista desse periódico sobre a foto: «Que opinará la presidenta de Navarra... Niños de Lakuntza bajo un cartel a favor de ETA en la carpa municipal fiestas».