terça-feira, 25 de agosto de 2015

Buenos Aires despediu-se da Brigada da Askapena

Realizou-se dia 23, na Taberna Internacionalista Basca, em Buenos Aires, um jantar popular de despedida aos três militantes da brigada que a Askapena enviou à Argentina.

Durante 20 dias, os três brigadistas, Iñaki, Eunate e Irune, trocaram experiências com organizações populares argentinas, às quais transmitiram informação sobre o actual momento da luta basca e de quem receberam informação sobre as perspectivas de trabalho político e social que os movimentos sociais e políticos locais levam a cabo.

Em Buenos Aires sobretudo, mas também em Rosario, Córdoba e Mar del Plata, os brigadistas deram ênfase, nas suas conferências e debates, à divulgação do julgamento que se realiza em Madrid no próximo Outono contra os militantes da Askapena (cinco deles podem ser condenados a vários anos de cadeia e a organização pode ser ilegalizada), por parte do Governo fascista espanhol.

O encontro na Taberna serviu para que os três brigadistas sentissem a solidariedade e o compromisso com a causa independentista que eles representam, bem como para estreitar, ainda mais, os laços com o povo basco. A Brigada da Askapena encontra-se agora em Montevideu, onde irá estar em contacto com organizações uruguaias. / Ver: Resumen Latinoamericano

Nos 21 anos do «Massacre do Filtro»
Repressión del Filtro, 1994 (Uruguai)Documentário da plenaria memoria y justicia.