domingo, 30 de agosto de 2015

Atacada uma agência do Kutxabank em Agurain

Uma agência do Kutxabank situada em Agurain (Araba) foi atacada na madrugada de sexta para sábado. Um artefacto composto por aerossóis, líquido inflamável e petardos explodiu junto à sua porta às 4h40.

A informação foi divulgada pela agência EFE, citando fontes do Departamento de Segurança de Lakua. O artefacto incendiário foi colocado à entrada da agência, na Fueros kalea, e explodiu às 4h40 da madrugada. Os danos materiais limitaram-se à porta, à persiana e ao vidro da entrada. Não foi necessário evacuar ninguém do imóvel contíguo. O fogo gerado foi de fracas proporções; ainda assim, os bombeiros efectuaram uma inspecção.

No lado de fora, havia uma inscrição: «Guztiok batera Euskal Herria aurrera!» (todos juntos, País Basco em frente), tal como foi reivindicado num comunicado. / Ver: naiz [A imagem não é da agência de Agurain.]

Há noticiário abundante sobre o processo de privatização das caixas bascas e aquilo que se passa – e passou – no Kutxabank; consulte-se, por exemplo, o Berria, o naiz ou o portal do sindicato LAB.