terça-feira, 18 de agosto de 2015

Orreaga e Ibañeta lembraram vitória dos vascões sobre as tropas de Carlos Magno

Por iniciativa da Etxabarrengoa Kultur Elkartea, da Orreaga Fundazioa e da Ibañeta 778, realizou-se no dia 15, em Orreaga e Ibañeta (Nafarroa), a evocação do triunfo dos vascões sobre as tropas de Carlos Magno na Batalha de Orreaga, em 778. Centenas de pessoas participaram nas actividades levadas a cabo.

Depois das iniciativas que tiveram lugar na capital navarra no dia 8, para recordar a destruição da cidade pelas tropas carolíngias, no sábado procurou-se divulgar uma parte da história «desconhecida para a maior parte das pessoas e contextualizá-la na conjuntura sociopolítica navarra actual, afirmaram os organizadores. De manhã cedo, um grupo partiu de Auritzberri e, a pé, seguiu até Orreaga, onde, às 10h30, se realizou uma homenagem aos vascões caídos em combate.

Pelas 12h00, centenas de pessoas juntaram-se no Alto de Ibañeta para participar na teatralização de três marcos históricos: a batalha de 778; o sequestro das mulheres e das crianças da região, perpetrado pelo filho de Carlos Magno, em 812, para os usar como escudo ao atravessar Ibañeta; e a proclamação de Iñigo Arista como chefe dos Vascões em 824. O pregão deste ano foi lido por Gaizka Aranguren. Muitos dos participantes nestas iniciativas ainda foram almoçar a Garralda, no espaço da Etxabarrengoa Elkartea. / Ver: ahotsa.info