quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Movimento pró-amnistia apoia manifestação pela libertação dos presos doentes

Numa nota publicada dia 18, o Movimento pró-Amnistia e contra a Repressão (MpA) faz saber que adere à mobilização em defesa da libertação dos presos doentes agendada para dia 28, em Bilbo. Apelando ao povo basco para que participe nesta manifestação, pede-lhe também que se mobilize a favor da amnistia para todos os perseguidos políticos nas manifestações convocadas para dia 29 deste mês e 28 de Novembro.

Para o MpA, «se a situação dos presos políticos é grave», a dos que estão doentes é «extrema», pelo que é fundamental «tirá-los da prisão quanto antes, para que possam ser tratados de forma adequada e digna». O MpA exige a libertação de «todos os presos políticos», mas sublinha que, no caso dos que estão doentes «se trata de uma questão de vida ou morte».

Em todo o caso, o MpA faz questão de destacar que «as medidas de excepção aplicadas a estes presos não se devem exclusivamente a motivos de crueldade e vingança, mas sobretudo a razões políticas, uma vez que, com elas, se pretende dobrar a vontade e o carácter político destes presos e, assim, a luta de um povo». Desta forma, o MpA afirma que não desvia o foco do seu principal objectivo e lembra que «a única resolução definitiva para a situação dos presos, refugiados e deportados políticos será a aplicação da amnistia». / Ver: amnistiaaskatasuna [Jo ta ke amnistia lortu arte!]