sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Exército espanhol realizou manobras em Larraitz

A organização Gazte Abertzaleak divulgou ontem, 27, várias fotos em que se vê dezenas de militares espanhóis a realizar manobras em Larraitz, no município guipuscoano de Abaltzisketa. Não é a primeira vez que se vê tal coisa em Euskal Herria: no Verão, no Inverno, em tempo de eleições... as tropas espanholas fazem-se ver em locais variados, das imediações das praias aos campos e às montanhas.

Nos últimos anos, têm sido constantes os protestos contra a realização de manobras militares nas Bardenas (Nafarroa), onde é comum os aviões de combate efectuarem bombardeamentos e onde em Julho último um turista foi atingido a tiro, quando seguia de automóvel numa estrada localizada fora do perímetro de segurança.

Em 2012, quando se assinalava o 75.º aniversário da queda dos Intxortas e da tomada de Elegeta pelos franquistas, o Exército espanhol realizou manobras na localidade guipuscoana, que foram qualificadas como «provocação».

Um ano antes, em tempo de eleições, houve exercícios militares em vários locais de Euskal Herria. Nas imediações do monte Adarra (Gipuzkoa) e em Leitza (Nafarroa) foram os próprios habitantes a revelar a ocorrência. Na altura, o município de Leitza denunciou a ausência de «qualquer autorização», bem como «o risco» que as manobras representavam para as populações. / Ver: Berria