sábado, 22 de agosto de 2015

Marrocos expulsou mais dois activistas bascos do Saara Ocidental

A Askapena informou que, ontem à tarde, a Polícia marroquina expulsou outros dois membros da brigada que a organização internacionalista basca enviou ao Saara Ocidental. Ambos se encontravam numa casa em El Aaiun, onde a Polícia entrou de «forma violenta» e de onde levou os dois brigadistas «à força e contra a sua vontade», explica a Askapena numa nota.

Os dois membros da brigada estiveram duas horas num ponto de controlo e, em seguida, foram metidos num autocarro com destino a Agadir. Criticando estas expulsões, a Askapena lembra que, no espaço de uma semana, o Governo marroquino procedeu à expulsão de sete cidadãos bascos. Se se tiver em conta o que ocorreu no Verão passado, ao todo 21 brigadistas bascos foram expulsos em dois anos, sublinha a Askapena.

A organização basca afirma que é clara a intenção do Governo marroquino criar obstáculos ao «seu trabalho político e internacionalista», mas salienta que não está disposta «a travar a suas brigadas» e que ninguém irá «parar o compromisso e solidariedade [da Askapena] para com o Saara». / Ver: askapena.org