terça-feira, 25 de agosto de 2015

Amanhã, concentração do LAB pela libertação de Txente Askasibar

Sindicalistas do LAB no BBVA promovem amanhã, 26, às 13h00, frente à agência da Gran Vía, 12, em Bilbo, uma concentração em defesa da libertação do seu colega reformado Txente Askasibar, de 72 anos. A foto é da concentração do ano passado, realizada a 20 de Agosto.

Txente, trabalhador reformado do BBVA, foi julgado pela sua militância política na Audiência Nacional espanhola - tribunal de excepção - no âmbito do processo 18/98, tendo sido condenado a oito anos e meio de cadeia. Com 72 anos de idade, Txente encontra-se preso e longe de casa, na prisão de Topas (Salamanca).

Numa nota, o LAB afirma que o seu colega «está privado de liberdade há mais de sete anos por trabalhar em prol de uma Euskal Herria mais livre e mais justa» e que, mercê da dispersão, «o Governo espanhol condena também a sua mulher, os seus dois filhos, os amigos e demais familiares ao castigo de uma viagem semanal de mais de 800 quilómetros».

Na concentração, os seus antigos colegas e outros trabalhadores irão exigir a sua libertação imediata. O LAB conclui afirmando que «a sua detenção nunca devia ter ocorrido» e que é «cruel mantê-lo na prisão». / Ver: LAB