terça-feira, 11 de agosto de 2015

Concentração de apoio a quem defendeu o Kukutza

Realiza-se dia 26, às 19h00, frente à Câmara Municipal de Bilbo, uma concentração de apoio às 19 pessoas que, acusadas de «desordens públicas», serão julgadas entre 14 e 16 de Setembro por terem defendido o Kukutza III Gaztetxea no dia da sua demolição, há quase quatro anos. A mobilização ocorre no contexto do programa que a Komantxe konpartsa leva a cabo na Aste Nagusia [Semana Grande] bilbaína e no âmbito da campanha «Kukutza defendatzeagatik zigorrik ez!», anunciada no início de Julho.

Na altura, cerca de duas dezenas de pessoas anunciaram em conferência de imprensa, na Praça de Errekalde, uma campanha de protesto contra o julgamento de pessoas que defenderam o Kukutza e para quem o Ministério Público pede penas que vão dos 18 aos 30 meses de cadeia. Designada «Kukutza defendatzeagatik zigorrik ez» [Não às punições por defender o Kukutza], a campanha visa denunciar o processo judicial contra 19 pessoas que expressaram a sua solidariedade ao emblemático projecto de autogestão juvenil bilbaíno, na sequência do despejo do edifício que ocupava. A iniciativa, desenvolvida ao longo deste Verão, termina com uma mobilização dia 12 de Setembro.

O Kukutzarekin Elkartasun Taldea [Grupo Solidário com o Kukutza] referiu que o julgamento tem lugar poucos dias antes do quarto aniversário do violento despejo e derrube do Kukutza III, e lembrou que, em Fevereiro, um tribunal bilbaíno absolveu do crime de «usurpação» 23 pessoas julgadas em Janeiro e que se encontravam no telhado do gaztetxe no momento do despejo; contudo, uma pessoa acusada de «atentado à autoridade» foi condenada a três anos de prisão. / Ver: aseh e Komantxe

PROGRAMAS DAS COMPARSAS
Entretanto, várias comparsas, como a Kaskagorri, a Txori Barrote e a Komantxe, têm vindo a apresentar os seus programas para a Aste Nagusia bilbaína, que decorre de 22 a 30 deste mês.
Como muitos amigos sabem, a Kaskagorri, a Komantxe, a Txori Barrote, a Pa Ya!, a Askapeña são konpartsas «nossas». Na Aste Nagusia vão lá.