quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Marcha de protesto contra o «grande buraco negro do TGV»

Por iniciativa do movimento Mugitu!, realiza-se esta sexta-feira, 28, em Donostia, uma manifestação de protesto contra o «grande buraco negro do TGV». O objectivo é levar o protesto até ao Palácio de Miramar, onde se realiza o primeiro Conselho do Governo de Lakua no novo ano político.

Numa nota, o Mugitu! afirma que a macro infra-estrutura do «Y basco» se tornou «o maior buraco negro conhecido» e que o «Governo de Lakua, no regresso da temporada turística, decidiu aumentar a sua dimensão até ao limite possível (prevê-se que em 2016 esbanje 600 milhões de euros nas obras do "Y basco")». O Mugitu! acusa também o Governo de Gasteiz de ser responsável pela «criação massiva de "buracos negros mais pequenos" no território», acrescentando que «o rápido desenvolvimento destes projectos é condição indispensável para minar o debate social e a participação pública na tomada de decisões» e revela bem o nível a que chegou «a fusão da classe política e de toda a rede empresarial e financeira que a sustenta».

Assim, o Mugitu! faz um apelo à participação nesta manifestação, que parte às 11h00 do coreto do Boulevard, considerando que só a mobilização poderá fazer frente a este «buraco negro», «que engole recursos e destrói o território», muito à custa de verbas que deveriam ser destinadas às necessidades sociais. / Ver: lahaine.org