sábado, 29 de agosto de 2015

A Guarda Civil irrompeu em Altsasu para levar carros «injuriosos»

Um dos propósitos da V edição do Ospa Eguna [Dia do Baza], em Altsasu (Vale de Sakana, Nafarroa), é denunciar a «presença asfixiante das forças de ocupação espanholas na localidade e arredores» e pedir-lhes que se vão embora de Euskal Herria. Os visados fizeram questão de demonstrar que as denúncias não são de conteúdo vazio: apareceram em força quando decorria o almoço popular e levaram as carros do cortejo que lhes pareciam «injuriosos». O Vale de Sakana é a região com maior densidade policial da União Europeia.

A Guarda Civil, que assumiu uma atitude de provocação ao longo deste dia de festa e reivindicação em Altsasu, irrompeu na Praça Zumalakarregi quando estava a decorrer o almoço popular - uma das iniciativas incluídas no Ospa Eguna/Dia do Baza -, com a desculpa de que tinham de levar três carroças que lhes pareciam «injuriosas», denunciaram os organizadores.

Indignadas, as pessoas seguiram os «picoletos» até ao longo cortejo de jipes, mimando-os de várias formas e pedindo-lhes que bazassem de Euskal Herria. Recorde-se que não é a primeira vez que a organização do Ospa Eguna tem problemas para levar a cabo o programa - em 2013, a Delegação do Governo espanhol proibiu quase todas as iniciativas agendadas e as forças da repressão controlaram todas as entradas da localidade. Inclusive, a presidente da Câmara de Altsasu teve de depor em tribunal como acusada.

O Vale de Sakana, onde fica Altsasu, é a região com maior densidade de polícias de toda a União Europeia. O movimento Alde Hemendik tem denunciado este facto e a repressão constante a que são sujeitos os habitantes da comarca. / Ver: Berria@ospaeguna15