domingo, 8 de janeiro de 2017

A presença da Guarda Civil em Lizarra é «sufocante»

De acordo com o movimento Pikutara, que defende uma Euskal Herria livre das forças policiais e militares de ocupação, os números relativos à ocupação policial em Lizarra (Nafarroa) no ano passado não mostraram melhorias, tendo até piorado.

No que respeita aos três últimos meses do ano, o Pikutara explicou que a Guarda Civil realizou 143 controlos nas cinco entradas de Lizarra – números impressionantes em que não estão incluídos os controlos efectuados por outros corpos policiais. O organismo acrescentou que 24 controlos foram designados como «antiterroristas».

O movimento Pikutara considera «intolerável» a presença da Guarda Civil em Lizarra e mostra-se «preocupado» com o facto. Em seu entender, com «a intensidade e a frequência» de controlos «sem justificação» os pikolos visam «criar uma atmosfera sufocante».

«Estes dados mostram-nos que vivemos numa terra ocupada e numa situação de excepção», afirmaram, tendo acrescentado que, «por isso, vão dar passos para transformar em realidade o seu objectivo, até mandarem as forças de ocupação para fora de Euskal Herria». / Ver: ahotsa.info