sábado, 21 de janeiro de 2017

Solidariedade com o povo saarauí em Gasteiz e Iruñea

Para denunciar o julgamento do grupo de presos políticos saarauís conhecidos como Grupo de Gdeim Izik, a repressão a que o Reino de Marrocos submete o povo saarauí e manifestar-lhe a solidariedade do povo basco, diversas organizações agendaram para segunda-feira, dia 23, às 19h30, concentrações nas capitais navarra e alavesa. Em Iruñea, a mobilização realiza-se na Praça do Município; em Gasteiz na Rua dos Correios.

Recorde-se que os activistas de Gdeim Izik foram sequestrados, detidos e torturados nos dias e semanas após o brutal desmantelamento, por parte das autoridades marroquinas, do acampamento de protesto Gdeim Izik, nos territórios ocupados do Saara Ocidental, onde se juntaram mais de 20 mil saarauís para exigirem os seus direitos sociais, económicos e políticos, nomeadamente o direito à auto-determinação, e denunciar a repressão constante que sofrem por parte do Reino de Marrocos.

Em 2013, um tribunal militar marroquino julgou um grupo de 25 pessoas, num processo repleto de irregularidades, sem provas e onde as acusações foram forjadas com recurso à tortura, condenando-as a penas que oscilaram entre os 20 anos de cadeia e a pena perpétua.

Actualmente, duas destas pessoas estão em liberdade, um está gravemente doente e outro – Hassanna Aalia – encontra-se refugiado no País Basco. Os restantes 21 estão a poucos quilómetros de Rabat, a cerca de mil quilómetros do Saara Ocidental. / Ver: askapena.org