sábado, 7 de janeiro de 2017

Centenas denunciaram em Bilbo situação de Zulueta, em isolamento há 3 anos

Centenas de pessoas mobilizaram-se, hoje, na capital biscainha para exigir a liberdade da advogada e presa política bilbaína Arantza Zulueta, e denunciar a situação em que se encontra. A manifestação, que decorreu sob o lema «Isolamendurik ez! Dispertsiorik ez! Arantza askatu!» [Não ao isolamento! Não à dispersão! Liberdade para Arantza!], foi organizada pela plataforma Arantza SOS.

Zulueta, encarcerada em Puerto III (Cádis), a 966 km de Bilbo, encontra-se em situação de isolamento há três anos, desde que foi detida. Isso mesmo foi denunciado na manifestação de hoje. A advogada de presos bascos praticamente só tem contacto com os guardas prisionais, sendo obrigada a passar 20 horas por dia na cela e as restantes quatro num pátio de exíguas dimensões (6x13 metros).

Zulueta foi presa em 2014, no âmbito de uma operação contra o grupo de interlocução do EPPK em que também foram detidos Jon Enparantza, Aitziber Sagarminaga, José Campo, Egoitz López de Lacalle, Aintzane Orkolaga e Mikel Almandoz.

Dos então detidos, Arantza Zulueta é a única que continua na cadeia. A manifestação de hoje, em Bilbo, insere-se num conjunto amplo de acções que, há muito, denunciam a situação da advogada biscainha. / Ver: Berria