terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Dois detidos no «muro popular» de Loiola são julgados quinta-feira

Dois guipuscoanos que participaram no Askegunea de Loiola (Gipuzkoa), detidos a 22 de Setembro de 2014, serão julgados depois de amanhã, 26, num tribunal de Donostia. A sessão começa às 11h30. Meia hora antes, à frente do tribunal, terá lugar uma concentração.

A acusação particular solicita 21 292 euros de multa e três anos de cadeia para Esteban Orbegozo (Azpeitia) e Beñat Hach Embarek (Ormaiztegi), acusando-os de «desobediência» e «atentado à autoridade». Por seu lado, o Ministério Público pede oito meses de cadeia, por «desobediência» e «resistência».

Recorde-se que o «Espaço Livre» de Loiola foi constituído em solidariedade com cinco jovens bascos que, acusados de pertencer à organização juvenil, revolucionária e independentista Segi, se recusaram a comparecer no tribunal de excepção espanhol, onde iam ser julgados 28 jovens no âmbito da perseguição à Segi.

A juíza Angella Murillo deu ordem de prisão aos faltosos – Jazint Ramirez, Irati Tobar, Igarki Robles, Xabier Arina e Imanol Salinas – e a Ertzaintza cumpriu, malhando muito, torcendo, puxando e o mais que lhe aproveu. / Ver: Urola Kosta Hitza